Seu médico suspeitou que você está com Doença de Refluxo Gastroesofágico (DRGE) e solicitou uma pH-metria esofágica para você? Você tem dúvidas sobre o exame?
Vamos esclarecer alguns pontos sobre o exame de pH-metria, abordando os seguintes tópicos:
• O que é a pH-metria esofágica?
• Indicações para uma pH-metria esofágica.
• Preparo para pH-metria esofágica.
• Como é feita a pH-metria esofágica?
• O que devo fazer durante o procedimento?
• Complicações possíveis de uma pH-metria esofágica.
O que é a pH-metria esofágica?
O exame de pH-metria esofágica é realizado para avaliação e diagnóstico da Doença do Refluxo Gastroesofágico. O símbolo pH significa Potencial Hidrogeniônico, um índice que determina a acidez, neutralidade ou alcalinidade de um meio. Trata-se da medida da acidez do esôfago durante 24 horas com paciente em condições habituais de alimentação.
Indicações para uma pH-metria esofágica.
O exame de pH-Metria é indicado para diagnóstico e avaliação da Doença do Refluxo Gastroesofágico, sendo realizado com a finalidade de determinar se há refluxo maior do que o normal e se os sintomas do paciente podem estar relacionados com refluxo de ácido do estômago para o esôfago. Outra finalidade do teste é avaliar se o refluxo se limita à porção do esôfago mais próxima do estômago ou se atinge a garganta. Pode, ainda, avaliar a eficácia do tratamento que está sendo proposto para a Doença do Refluxo Gastroesofágico.
Preparo para pH-metria esofágica.
Uma vez que o exame consiste na introdução do cateter através da narina até esôfago e o estômago, algumas pessoas poderão apresentar náuseas e vômitos, o que será um problema se o estômago estiver cheio. Portanto, é necessário que você esteja em jejum de pelo menos 8 horas no dia do exame. Antes de iniciar o procedimento, será colocada pequena quantidade de Xilocaína geléia (um anestésico tópico) na narina para introdução da sonda, de forma a diminuir sua sensibilidade. Importante que homens ou mulheres estejam vestindo blusas com botões que se abram na frente para fixação de um eletrodo no tórax. As medicações que atuam no aparelho digestivo devem ser suspensas 7 dias antes da realização do exame. Estas incluem principalmente:
• Antiácidos (Hidróxido de Alumínio, Hidróxido de Magnésio, etc.);
• Pró-cinéticos (Metoclopramida, Cisaprida, Bromoprida, Domperidona);
• Antagonistas H2 (Ranitidina, Famotidina, Cimetidina);
• Inibidores de Bomba de Prótons (Omeprazol, Lansoprazol, Pantoprazol,
• Rabeprazol, Esomeprazol).
Como é feita a pH-metria esofágica?
O médico deverá inserir uma sonda de fino calibre através da narina em direção ao esôfago. Poderá haver desconforto no nariz ou na parede posterior da faringe durante a inserção da sonda, podendo provocar náusea ou vômito. Uma vez introduzida a sonda, não haverá qualquer interferência com a respiração, fala ou alimentação. Se necessário, você poderá assoar seu nariz e tossir. Uma vez inserida a sonda na altura desejada, ela será fixada na sua face por uma fita adesiva para que seja mantida no lugar adequado. Ela está conectada a um monitor compacto que ficará pendurado em seus ombros ou preso a um cinto. O equipamento é composto, ainda, por um eletrodo que será fixado à pele de seu tórax. O conjunto da sonda e do eletrodo externo estarão conectados ao monitor.
O que devo fazer durante o procedimento?
O monitor que você estará portando armazena os valores de pH esofagiano durante 24 horas. Como parte importante do exame, você será solicitado a registrar eventos e atividades em um diário que lhe será fornecido. Neste diário há espaços específicos onde deverão ser registrados os horários de alimentação, posição deitado e sintomas que porventura surjam, tais como azia, queimação, sensação de “entalo” ou “bolo” na garganta, vômitos, regurgitações (golfadas), tosse, dor ou chieira no peito. Os horários anotados deverão ser os do relógio do monitor. O exame de pH-metria deve ser realizado com o paciente mantendo uma atividade diária o mais próximo do normal possível, incluindo uma dieta dentro do seu padrão habitual. Apesar disto, há determinadas recomendações:
• Não tome banho de chuveiro nem mergulhe enquanto estiver com o monitor.
• Não passe por detector de metais ou aparelhos de Raio X em aeroportos.
• Não se aproxime a uma distância menor que 1 metro de micro-ondas em funcionamento.
Ligue para seu médico em caso de dúvida, problemas ou maior sinal de desconforto. Se houver necessidade de remover a sonda numa emergência, você mesmo poderá retirá-la puxando-a lentamente para fora do nariz. Não tente recolocá-la. Coloque-a num saco plástico e leve-a para seu médico.
Complicações possíveis de uma pH-metria esofágica.
É um exame praticamente isento de complicações. Alguns pacientes podem queixar-se de desconforto no nariz ou na garganta, náuseas, coriza ou espirros. Pequeno sangramento nasal pode, raramente, ocorrer.
Preparos e Formulários
Aqui você encontra os documentos e orientações referentes ao procedimentos aos quais você será submetido. Caso tenha dúvidas, entre em contato, estamos à sua disposição.